10 passos para se tornar um bom escritor

Essa saiu no Copyblogger, excelente blog para qualquer pessoa que trabalhe com textos. Eles listaram 10 passos simples para se tornar um bom escritor:

  1. Write.
  2. Write more.
  3. Write even more.
  4. Write even more than that.
  5. Write when you don’t want to.
  6. Write when you do.
  7. Write when you have something to say.
  8. Write when you don’t.
  9. Write every day.
  10. Keep writing.

É isso, pessoal. Se você concorda com a lista, não deixe de discutir aqui conosco.

Pitaco do André.

Seguindo inclusive um comentário postado lá no Copyblogger, eu adicionaria outros 10 passos a serem intercalados com estes: Ler, Ler mais, Ler ainda mais…


Escrito por

Uma agência de comunicação que não tem preguiça de entender o seu negócio, nem preconceito em fazer o que deve ser feito.
Related Posts

3 pitacos em "10 passos para se tornar um bom escritor"

  1. Gustavo Camargo says:

    Para quem quer escrever livros, romances, mais especificamente, sugiro fortemente a leitura de “Carta a um jovem escritor”, do Mario Vargas Llosa. O livro, além de trazer estes 10 passos, dá dicas importantes para tem o sonho de escrever um livro.

    Responder
    • Godarth says:

      OTIMA DICA Gustavo

      Eu tbm tenho umas dicas que um professor de português me disse após tomar um esporro sem precedentes na história. Obviamente que levei essa sapatada na cara após ele ler minha redação. Seria algo mais ou menos assim.
      Após voce escrever um texto, o próximo passo é ler o que foi escrito mas não como o autor e sim como o seu publico alvo. Leia 1000 vezes se for preciso, até que o texto esteja claro e objetivo, de acordo com aquilo que vocÊ deseja transmitir.
      Assim você não finaliza um argumento antes mesmo de te-lo começado.

      É chato né!? MAs é preciso. A nossa mente pensa depressa e na frase e nem sempre nossos olhos veem o que foi escrito errado e nao raras as vezes, nossas mãos sequer escreveram o que foi pensado.

      Detalhe para o comentario do colega Gustavo Camargo, que pecou em sua ultima linha. O leitor acaba “tropeçando” na leitura. Se eu reler tudo que escrevi aqui, certamente encontrarei dezenas de erros mas é isso mesmo que quero transmitir.

      Sempre escrever de acordo com o seu vocabulário. Se o acha pobre LEIA LEIA LEIA. Se esbarrar com uma palavra nova. Anote e descubra todos os seus significados e na primeira oportunidade aplique sua mais nova palavra.

      E é claro. COmece a passar pro papel tudo aquilo que pensar. Assim, vais começar a desenvolver o seu proprio estilo.
      Eu sou pessimo em diálogos. Tenho pânico deles mas um dia eu chego lá. No momento tento desenvolver a arte de descrever ambientes.

      Acho que o caminho é por aí. Desenvolver seu estilo, seja para um blog, livro, conto cronica ou o tão sonhado romance.

      Responder
  2. GAB says:

    Olá gostaria de te convidar a entrar no meu blog e ler a minha historia. Com o titulo de she’ol – que significa inferno- minha obra trata-se de um romance. E não se esqueça de deixar um comentário antes de sair. abraços!

    emdereço: http://www.gabpattz.wordpress.com

    Responder

Deixe o seu pitaco!

Quer participar da discussão? Fique à vontade para dar seu pitaco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>