Uma solução à poluição visual

O Earthscraper, projetado pela BNKR Arquitetura, é o antagonista dos arranha-céus na paisagem histórica urbana da Cidade do México. Sua intenção é preservar a presença icônica da praça da cidade e da hierarquia existente dos edifícios que a cercam.

 

Durante toda sua história o centro histórico da Cidade do México assistiu a modernidade se sobrepor e compor diferentes camadas das cidades uma por cima da outra. Quando os astecas chegaram pela primeira vez no Vale do México, construíram suas pirâmides, assim que o império cresceu em tamanho e poder uma nova e maior pirâmide foi concebida sobre e em torno da já existente. Com a chegada dos espanhóis à América seus templos cristãos foram erguidos sobre as pirâmides. Eventualmente, toda cidade colonial foi construída em cima da asteca.

 

No século 20, muitas construções coloniais foram demolidas e as estruturas modernas levantadas sobre os fundamentos histórico existente, dando à Cidade do Mexico uma característica única de um bolo de massa em camadas: uma moderna metrópole construída sobre os alicerces de uma cidade colonial erguida no topo das pirâmides antigas. Isto propiciou o local ideal para a Earthscraper: um arranha-céu invertido que escava para baixo através das camadas de cidades para descobrir as nossas raízes.

 

O projeto é uma pirâmide invertida com espaço central para permitir que seja habitável como um todo, desfrutando de iluminação e ventilação naturais. Para conservar as inúmeras atividades que acontecem no centro da cidade durante todo o ano (concertos, manifestações políticas, exposições, encontros culturais, desfiles militares), o buraco será coberto com um piso de vidro permitindo à vida do Earthscraper se fundir com tua vida que acontece no topo.


Escrito por

Uma agência de comunicação que não tem preguiça de entender o seu negócio, nem preconceito em fazer o que deve ser feito.

Deixe o seu pitaco!

Quer participar da discussão? Fique à vontade para dar seu pitaco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>